sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeto: Comunicando pela escrita

Atividade 1 :  Cartas
1ª parte: Assistir um trecho do filme Central do Brasil: As cartas 

2ª parte: Ouvir a música :

A Carta

Erasmo Carlos/RENATO RUSSO

Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Meu amor!
Porque veio a saudade
Visitar meu coração
Espero que desculpes
Os meus errinhos por favor
Nas frases desta carta
Que é uma prova de afeição...
Talvez tu não a leias
Mas quem sabe até darás
Resposta imediata
Me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa
É confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida
Mais ninguém...
Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...
Ao me apaixonar
Por ti não reparei
Que tu tivestes
Só entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...
Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...
Ao me apaixonar
Por ti não reparei
Que tu tivestes
Só entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...
Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Porque veio saudade
Visitar meu coração...(2x)
Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Espero que desculpe
Os meu erros, por favor
Oh! Oh!
Meu amor, meu amor!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Atividade 2: Pesquisa 
Agora, você fará uma pesquisa sobre pessoas que escrevem ou escreveram cartas.

O QUE FAZER?
Uma pesquisa.
SOBRE O QUÊ?
Sobre cartas de épocas diferentes.
PARA QUE FAZER?
Para saber mais sobre os motivos e as situações que levam alguém a escrever uma carta, para conhecer cartas de épocas diversas e para trocar com seus colegas de sala diferentes histórias sobre cartas.
COMO FAZER?
1. Você fará uma pesquisa com pessoas próximas (familiares, amigos, vizinhos etc.) para tentar encontrar alguém que tem ou teve o costume de trocar cartas.
2. Convide uma dessas pessoas para uma conversa sobre as “cartas do seu tempo” (lembre-se de pedir que ela tente encontrar uma carta que tenha recebido).
3. Combine com ela dia, horário e local para a conversa (não se esqueça de levar caderno e lápis para as anotações).
4. No dia marcado, você fará perguntas sobre as cartas:
● Como eram as cartas que ela enviou?
● Em que época essas cartas foram enviadas?
● Em que situações a pessoa escrevia?( Para quê?)
● Trocou cartas de amor?
● Escrevia para algum parente distante? Como eram enviadas as cartas? Elas demoravam chegar ao seu destino?


Cartas trazidas pelos alunos: 
Carta de amor escrita por Miltinho  para Núbia, pais de Nathálya  Geovanna 
Carta familiar 
Debatendo a pesquisa

Atividade 3: Leitura do livro: De Carta em Carta, Ana Maria Machado

A história de Pepe e seu avô, o jardineiro José.
O menino queria ficar brincando em casa em vez de ir à escola e dizia para os seus pais que tinha que ficar ajudando seu José. Mas de vez em quando brigavam.
Um dia, o menino resolveu mandar uma carta para seu José. Como não sabia escrever, pediu ajuda a um escrevedor, enquanto trocava cartas com o avô, Pepe fez grandes descobertas.
Atividade 4: Comparar a história do livro com o trecho assistido do filme Central do Brasil.
Atividade 5: Estrutura de uma carta
1ª parte - Leitura de cartas pessoais identificando forma, estilo e conteúdo. 

2ª  parte: A Carta Pessoal

carta pessoal é um gênero textual utilizado quando um remetentedeseja entrar em contato com um amigo, familiar, conhecido - odestinatário.
Características da carta pessoal
  1. comunicação geralmente breve e pessoal, de assunto livre;
  2. sua estrutura é composta de local e data, vocativo, corpo e assinatura; às vezes, também de P.S. ( post-scriptum),
  3. a linguagem varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser menos ou mais formal, culta ou coloquial, e, eventualmente, incluir gírias;
  4. verbos geralmente no presente do indicativo;
  5. quando enviada pelo correio, a carta é acondicionada em um envelope, preenchido adequadamente com o nome e o endereço do remetente e do destinatário.
O local e data são colocados no início da carta, normalmente à esquerda.
O vocativo pode conter apenas o nome do destinatário ou vir acompanhado de palavras de cortesia, como Caro senhorQuerida amiga, por exemplo, ou pode mesmo ser um apelido, que varia conformao grau de intimidade entre as pessoas que se correspondem. O vocativo pode ser seguido de dois-pontos, de vírgula ou não conter pontuação.
A despedida varia muito, podendo ser cortês, carinhosa ou formal.
A assinatura do remetente, normalmente o nome maniscrito, sem o sobrenome, finaliza a carta.
Se algo importante houver sido esquecido, pode ser incluído depois das assinatura, um P.S.
In: CEREJA, Willian; MAGALHÃES, Thereza. Texto e Interação. S. Paulo: Atual Editora, 2000, p. 18/19
  Atividade 6:  Chegou a sua vez de escrever e enviar uma carta pessoal!
1ª parte
Você sabia que mais de 850 milhões de cartas passam pelas agências dos Correios todo ano? Pois é, a ideia é que uma das próximas seja a sua.
Para escrever sua carta, aqui estão algumas dicas:
  ● pense em uma pessoa de quem você gosta; pode ser um amigo, um parente distante ou alguém que você queira surpreender com uma carta; alguém para
quem você queira “contar novidades pela escrita”;
  ● comece a fazer uma lista, em uma folha avulsa, de tudo sobre o que você gostaria de escrever: as novidades, os passeios interessantes, um programa de TV que você está adorando ver e muito mais.
Aproveite também para pensar nas perguntas que gostaria de fazer.
  • Faça um rascunho da carta no seu caderno e traga para a classe no dia 06 de março ( Terça-feira). 
2ª parte: Revisão coletiva das cartas

Atividade 7: Postando cartas no CORREIO

































Nenhum comentário:

Postar um comentário